GPS: indoor X outdoor

Quando se pensa em tecnologia de localização, a lembrança mais imediata continua sendo o sistema GPS (global positional system), cada vez mais acessível por aparelhos automotivos, hoje instalado diretamente nos painéis dos carros, quase um item de série. O uso externo atrelado apara diversos fins atrelado a smartphones também é popular.

O sistema oferece um grau de acurácia assustador. Quem já experimentou serviços de mapas atrelados a GPS de celulares, como o Google Maps, Bing Maps, Here ou o sistema aberto Open Steeet Maps, já experimentou esta satisfação um tanto assustadora de “se achar” no mapa.

Acontece que toda esta experiência positiva que os serviços de localização oferecem aos usuários de celulares enquanto em ambientes externos não se reflete em ambientes internos, indoors. O que ocorre é que o sinal de GPS sofre distorções e e enfraquecido em ambientes internos, não conseguindo assim oferecer a mesma performance de qualidade de serviços que brilhantemente oferece em ambientes externos.

E o mero detalhe é que passamos cerca de 75% do nosso tempo em ambientes internos. Em alguns deles, como shopping centers, um serviço de localização se faz bastante relevante não apenas para otimização da experiência de uso dos visitantes, com tempo cada vez mais escasso para ficar procurando lojas ou tentando descobrir onde estacionou o carro.

Para contornar este problema, a MapMkt desenvolveu uma plataforma de geolocalização indoor para shopping centers já em fase avançada de testes em um empreendimento do interior paulista.

O aplicativo será gratuito para usuários de smartphones e poderá agregar publicidade para lojistas, informações de tráfego para os donos de shoppings, além de servir como ferramenta de relacionamento para o consumidor, que pode obter descontos e cupons customizados. Tudo isso sempre repeitando o aceite às condições de privacidade do dispositivo e do wi-fi do empreendimento.
Consulte-nos!

Posted in blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *