App de realidade aumentada promove filmes e séries

App de realidade aumentada promove filmes e séries de TV

Hobbit, Smurfs, Meu Malvado Favorito e Breaking Bad estão usando o app Snaps! para engajar públicos em second screen


Com o crescimento do uso de smartphones e tablets em todo mundo, a tela da TV tem disputado cada vez mais a atenção da audiência com atrações da internet. A concorrência não vem apenas dos vídeos e conteúdos exclusivos do YouTube, interações SMS ou Twitter ao vivo em programas de TV, mas da massa de aplicativos integrados às redes sociais, onde os usuários interagem em tempo real e compartilham conteúdo criado ou customizado por eles mesmos. De olho nesta tendência, estúdios e redes como Universal Pictures, Fox, ABC e AMC têm investido em ações de promoção e engajamento em aplicativos “second screen” (segunda tela).

É o caso do aplicativo Snaps!, representado no Brasil com exclusividade pela empresa MapMkt. Para além dos simples aplicativos photo-booth e gratuito para os sistemas operacionais Android e iOS, o app – que na verdade se compara a uma rede social — utiliza a realidade aumentada para entreter e engajar os públicos de títulos como Hobbit, Meu Malvado Favorito, Breaking Bad, Kung Fu Panda e Smurfs de maneira interativa e divertida. Assim, o usuário pode transferir virtualmente um Gollum para a sala de sua casa, fotografar ao lado do ogro Shrek ou “vestir” adereços da série Psych, replicando as imagens customizadas na própria rede Snaps e também no Facebook, Instagram, Twitter e Tumblr.

Somente em novembro de 2013, Snaps somou 2 mil fotos compartilhadas por dia – 70% delas para o Facebook. A plataforma oferece relatórios detalhados sobre as imagens mais compartilhadas para suas marcas e anunciantes. Estas métricas, por sua vez, são fundamentais para que os anunciantes entendam seus públicos e aperfeiçoem suas ações de marketing.

Para Paulo Hartmann, sócio-diretor da MapMkt, “a possibilidade de customizar imagens com tecnologia similar aos filtros do Instagram facilita a adoção do usuário, que já está familiarizado com estes recursos. Filmes,  séries, reality shows e telenovelas podem se beneficiar de engajamento nas redes sociais com conteúdos gerados pelos usuários, imagens espontâneas alinhadas com o universo da campanha em questão”. No Brasil, o crescimento do mercado de smartphones e tablet, além das novas cotas para produções nacionais na TV paga, evidenciam o potencial dos apps second screen como complemento da programação.

Uma boa base para esta comparação é o estudo publicado em setembro pela Ipsos sob encomenda do Google Brasil, apontando que mais de 30 milhões de brasileiros consomem mídia em até três telas; 7 entre 10 portadores de smartphones e tablets os utilizam enquanto assistem TV. “Snaps está preparado para fidelizar o público em torno das atrações da TV, garantindo uma experiência prazerosa e divertida nestas multi-telas”, afirma Hartmann, reforçando o papel do app na criação de experiências genuínas, que funcionem como extensão da programação e incrementem a repercussão para TV e cinema.

Sobre a MapMkt

A MapMkt é uma empresa 100% nacional cuja expertise é desenvolver soluções e estratégias inovadoras em sistemas de mapeamento, geolocalização indoor e realidade aumentada para diferentes setores do mercado. O sócio-diretor Paulo Hartmann atua há anos em pesquisas e projetos de mobilidade, trazendo novos conceitos de tecnologia móvel para o Brasil.

Informações para imprensa
Renata D’Elia
Tel: + 55 11 5052 2475
imprensa@mapmkt.com.br
www.mapmkt.com.br