Snaps como second screen para séries, novelas e filmes

smurfs

Com o crescimento do uso de smartphones e tablets em todo mundo, a tela da TV tem disputado cada vez mais a atenção da audiência com atrações da internet. A concorrência não vem apenas dos vídeos e conteúdos exclusivos do YouTube, interações SMS ou Twitter ao vivo em programas de TV, mas da massa de aplicativos integrados às redes sociais, onde os usuários interagem em tempo real e compartilham conteúdo criado ou customizado por eles mesmos. De olho nesta tendência, estúdios e redes como Universal Pictures, Fox, ABC e AMC têm investido em ações de promoção e engajamento em aplicativos “second screen” (segunda tela).

É o caso do aplicativo Snaps!, representado no Brasil com exclusividade pela empresa MapMkt. Para além dos simples aplicativos photo-booth e gratuito para os sistemas operacionais Android e iOS, o app – que na verdade se compara a uma rede social — utiliza a realidade aumentada para entreter e engajar os públicos de títulos como Hobbit, Meu Malvado Favorito, Breaking Bad, Kung Fu Panda e Smurfs de maneira interativa e divertida.

Assim, o usuário pode transferir virtualmente um Gollum para a sala de sua casa, fotografar ao lado do ogro Shrek ou “vestir” adereços da série Psych, replicando as imagens customizadas na própria rede Snaps e também no Facebook, Instagram, Twitter e Tumblr.

O filme They Suck At School,  que chega aos cinemas americanos em  2014, também está na lista antes da estreia.  Somente em novembro de 2013, Snaps somou 2 mil fotos compartilhadas por dia – 70% delas para o Facebook. A plataforma oferece relatórios detalhados sobre as imagens mais compartilhadas para suas marcas e anunciantes. Estas métricas, por sua vez, são fundamentais para que os anunciantes entendam seus públicos e aperfeiçoem suas ações de marketing.

No Brasil, filmes, séries, reality shows e telenovelas podem se beneficiar de engajamento nas redes sociais com conteúdos gerados pelos usuários, imagens espontâneas alinhadas com o universo da campanha em questão. O crescimento do mercado de smartphones e tablets, além das novas cotas para produções nacionais na TV paga, evidenciam o potencial dos apps second screen como complemento da programação.

Uma boa base para esta comparação é o estudo publicado em setembro pela Ipsos sob encomenda do Google Brasil, apontando que mais de 30 milhões de brasileiros consomem mídia em até três telas; 7 entre 10 portadores de smartphones e tablets os utilizam enquanto assistem TV.

 

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